Microempresa

Uma (ME) microempresa, é como o nome indica uma empresa, mas não tão grande como as outras, é uma empresa de pequenas dimensões. As pequenas empresas não dão trabalho a mais de dez pessoas e o seu volume de vendas não ultrapassa os 2 milhões de euros.

Tal como todas as empresas, as microempresas também têm algumas vantagens e desvantagens, algumas das vantagens são que são um modelo com muita flexibilidade, pois podem “construir” a empresa em qualquer lugar muito facilmente, os seus produtos normalmente adaptam-se facilmente no mercado, têm uma tomada de decisão rápida visto que são poucos funcionários. O principal obstáculo ou desvantagem das microempresas é a falta de financiamento, o que faz com que muitas vezes estas não consigam alcançar os altos objectivos que pretendem com mais curto prazo de tempo, o que limita depois as possibilidades de expansão, tanto tecnológica como geográfica.

Muitas das pequenas empresas não conseguem sair deste círculo, diga-se vicioso ao deparare-se com determinados problemas de competitividade e vêem-se muitas vezes obrigadas a limitar o seu mercado ao consumo interno (a nível local por exemplo).

Graças ao apoio de algumas entidades como a PRODER, e a QREN, está prevista a criação e expansão deste tipo de empresas em zonas rurais de forma a desenvolver e fazer crescer zonas do nosso país que cada vez mais se encontram no esquecimento para os novos empreendedores.

Para a criação de uma microempresa é necessário um investimento maior que 5 mil euros e menor que 300 mil; projectos de alguma forma empreendedores com viabilidade económica; que seja cumprida a legislação aplicada á actividade que a microempresa vai desenvolver; o empresário deve ter capacidade profissional, para ajudar a no desenvolvimento da microempresa, e é obrigatório que o sistema seja de contabilidade organizada.

As despesas que se vão criar com a criação de uma microempresa são despesas ao constituir a empresa, despesas de elaboração do projecto da microempresa, despesas ao adaptar o edifício onde a microempresa irá funcionar, á actividade que a microempresa irá realizar, despesas para comprar os equipamentos necessários e despesas para adquirir veículos.

Vencedor do prémio de Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa

Reportagem sobre Empreendedorismo na RTPN

Repórter TVI | Made In Portugal (1/4)

(2/4)

2ª Parte

3ª Parte

4ª Parte

Categories: Economia

Comments are closed.