Botox

O botox é um produto desenvolvido através da toxina botulínica tipo A uma das sete toxinas que produzem o Clostridium botulinum e é sintetizada em laboratório para ser utilizada para fins médicos e estéticos.

Veja o video e algumas fotos antes e depois do botox


A Aplicação do Botox é feita através de injeções que causam uma paralisia temporária no músculo injetado. O Seu uso tem sido dirigido principalmente para doenças neurológicas, espasmáticas e só recentemente começou a ser utilizada para eliminar as rugas. Os músculos da face são os responsáveis pela expressão das nossas emoções (irritação, alegria, tristeza …).

Estes músculos estão localizados sobre a pele, e a sua actividade intensiva nestas zonas, torna estas rugas muito perceptíveis a aparecerem, as bem conhecidas como as rugas na testa (devido aos músculos frontais), carranca (onduladeiras) e os pés-de-galinha (músculos orbiculares).

O Botox é injetado no músculo e é um procedimento ambulatorial (feito em consultório). A toxina atua na junção entre o músculo e o nervo. Este produto impede assim a liberação de acetilcolina ( substancia mensageira que faz a transmissão dos impulsos nervosos para o músculo). O efeito do botox não é permanente, uma vez que o nervo produz novos brotos e conexões para o músculo. Isto significa que, após três , quatro ou até 6 meses da injeção, a atividade muscular começa a ser recuperada.

Após

injetado o botox , o efeito começa passados de 4 a 5 dias e dura entre 3 e 6 meses, para depois o procedimento poder ser repetido novamente se assim desejado. No entanto, parece que, após varias aplicações sucessivas de botox repetidamente no músculo este começa a enfraquecer, e no futuro será necessário apenas uma pequena dosagem para se obter os mesmos resultados e ainda mais duradouros.

Em que zonas se podem aplicar as injeções de botox ?

  • Rugas frontais
    Pés de galinha
    No pescoço

Os resultados são muito bons, embora temporários. Para se obter um resultado definitivo é necessário submeter-se a algum dos tipos de cirurgia plástica , como por exemplo o lifting facial .

As complicações do botox são muito raras, como pequenas inflamações ou hematomas na zona da injecção, estes são os mais frequentes. No entanto, estas pequenas complicações duram poucos dias.

Cuidados que o medico deve ter : Se a toxina botulinica for mal aplicada e espalhar-se para zonas não esperadas , pode algum outro musculo ficar paralisado temporariamente (por exemplo, incapacidade de levantar a palpebra para cima ).

Preços – Quanto custa cada aplicação de botox ?

O Preço medio de botox no Brasil oscila entre os R$ 450,00 e os R$ 800,00 e em portugal entre 330 a 750 euros. Em conclusão, é uma boa técnica para se conseguir a eliminar as rugas sem cirurgia e com um preço muito barato quando comparado com uma operação , embora o seu efeito não seja totalmente permanente.

Deixar uma resposta