Adenomiose

A adenomiose é um espessamento uterino que ocorre quando o tecido endometrial, que normalmente reveste o útero, se move para as paredes exteriores do músculo uterino.

Causas da adenomiose

As causas da adenomiose são desconhecidas. Por vezes a adenomiose pode causar o desenvolvimento de uma massa no útero, que é chamado de adenomioma. A doença ocorre, normalmente, em mulheres com mais de 30 anos que não tiveram filhos. É mais provável de acontecer em mulheres que tenham feito uma cesariana ou outras cirurgias uterinas.

Sintomas da adenomiose

• Hemorregia menstruais prolongadas e intensas
• Dores menstruais , que pioram cada vez mais
• Dor pélvica durante as relações sexuais

Nota: Em muitos casos, a mulher pode não ter qualquer sintoma.

Exames e Testes de dagnóstico

Durante o exame pélvico, o médico pode encontrar pequeno aumento do útero. O exame também pode revelar uma massa uterina ou tecidos moles no útero. Um exame de ultra-sons do útero pode ajudar a diferenciar entre uma adenomiose e outros tumores uterinos. Uma ressonância magnética pode ser útil quando o ultra-sons não consegue dar uma resposta definitiva.

Tratamento da adenomiose

Muitas mulheres têm um pouco de adenomiose quando se aproximam da menopausa, mas poucas têm sintomas, e a maioria das mulheres não necessita de tratamento. Em alguns casos pode ser necessários analgésicos. A pílula contraceptiva e dispositivo intrauterino (DIU) podem ajudar a diminuir os sangramentos. Poder ser necessário fazer uma histerectomia em mulheres que têm sintomas graves.

Expetativas (Prognóstico)

Normalmente os sintomas desaparecem depois da menopausa. Uma histerectomia total alivia os sintomas. Quando Contactar um Profissional de Saúde Marque uma consulta com o seu médico se tem algum dos sintomas de uma adenomiose.

Nomes Alternativos
Endometriose interna; Adenomioma

Tags:

2 Comments

Deixar uma resposta