Pós Operatório do LCA (Ligamento Cruzado Anterior)

Você foi submetido a uma cirurgia para reconstruir o seu ligamento cruzado anterior (LCA) surge o período pós operatório. Neste procedimento, o cirurgião perfurou pequenos buracos nos ossos do seu joelho e colocou novos ligamentos através desses buracos. Depois o cirurgião anexou os novos ligamentos ao osso. Se foi necessário, também foram reparados durante a cirurgia outros tecidos no seu joelho.

Pós Oreratório da Cirurgia do LCA e Cuidados a Ter

O que esperar em casa

Você poderá precisar de ajuda para cuidar de si nos primeiros dias em casa. Planeia com antecedência com o seu conjugue, um familiar ou amigo esta ajuda. O tempo que levará para regressar ao seu emprego depende do tipo de emprego que tiver, e pode ir de alguns dias a alguns meses. O regresso normal à actividade física e desportiva ocorre normalmente passados 4-6 meses.

Actividade

O seu médico irá recomendar-lhe repouso quando for para casa. Ser-lhe-á dito para:

• Manter a sua perna erguida em cima de uma ou duas almofadas. Estas almofadas debaixo do seu pé impedirão o inchaço de crescer. Faça isto 4 a 6 vezes por dia durante os primeiros 2 ou 3 dias depois da cirurgia. Não coloque a almofada atrás do joelho, pois o objectivo é mante-lo esticado.
• Tenha cuidado para não molhar as compressas que estão no joelho.
• NÃO use almofadas de aquecimento.

O seu médico pode-lhe pedir que use meias especiais de apoio para prevenir que coágulos de sangue se formem nas pernas. Também aprenderá exercícios que pode fazer para manter o sangue a circular no seu pé, tornozelo e perna. Estes exercícios também farão diminuir o risco deformação de coágulos.

Quando for para casa usará muletas. Devera conseguir suportar de novo o seu peso sobre a perna sem muletas ao fim de 2 semanas após a cirurgia. Mas este período pode ir até 6 a 8 semanas se foram realizadas outras reparações de tecidos para além da reparação LCA. Pergunte ao seu cirurgião o tempo ideal durante o qual deverá manter as muletas.

O seu cirurgião também lhe pode recomendar que use umas joelheiras especiais que limitem os movimentos do seu joelho, para que este apenas se possa mover em determinadas direcções. Você não deve mudar estas definições da joelheira.

• Pergunte ao seu médico ou fisioterapeuta como deve retirar a joalheira para dormir ou para tomar banho.
• Quando estiver sem a joelheira seja porque motivo for, tenha cuidado para não mexer o joelho nas direcções que estão limitadas quando tem a joelheira posta.

Precisará de algum tempo para aprender como subir e descer escadas com muletas ou com a joelheira posta.

Fisioterapia de reabilitação do LCA

A fisioterapia normalmente começa cerca de 2 semanas após a cirurgia e pode durar entre 2 a 6 meses. Você precisará de militar a sua actividade e movimentos enquanto o seu joelho estiver a sarar. O seu fisioterapeuta irá apresentar-lhe um plano de exercícios que poderá fazer para ajudar a recuperar a força no joelho mantendo-o ao mesmo tempo protegido contra lesões.

Permanecer activo e recuperar força nos músculos das penas vai ajudar a acelerar a recuperação. Conseguir uma boa liberdade de movimentos na perna depois da cirurgia também é importante.

Tratamento da ferida

Quando for para casa irá ter um curativo e uma bandagem em torno do joelho. Não as deve remover até o médico ou um enfermeiro dizerem que não existe inconveniente. Até lá, deve manter o curativo e a bandagem limpos e secos. Poderá tomar banho de novo quando os pensos forem retirados.

• Quando tomar um duche envolva a perna em plástico para impedir que ela se molhe até que os pontos tenham sido retirados.
• Depois disso, pode molhar a zona da incisão quando tomar banho, tendo o cuidado de no final secar bem toda a área.

Se necessitar de mudar os pensos por algum motivo, volte a colocar a bandagem por cima dos novos pensos. Esta bandagem deve continuar no joelho até o médico ou um enfermeiro digam que pode ser retirada. Deve enrolar a bandagem em torno do joelho de forma NÃO ficar muito apertada. Comece na panturrilha e suba pela perna até ao joelho, sempre sem ficar muito apertada.

Dores

A dor é normal depois de uma artroscopia ao joelho e deverá ir passando com o passar do tempo. O seu médico irá receitar-lhe medicamentos para as dores, que deve comprar logo antes de ir para casa, para usar quando for necessário. Deve tomar estes medicamentos assim que começar a sentir dor, pois quanto mais esperar, mais tempo lhe estará a dar para que se desenvolva e fique mais intensa.

Durante a cirurgia pode-lhe ter sido bloqueado um nervo para que não sinta dor. Mas mesmo com o bloqueio a funcionar, tome os comprimidos para as dores, pois o seu efeito vai passando e a dor pode vir de forma muito súbita. Iboprufeno (Advil, Motrin) ou outros medicamentos como estes também podem ajudar. Pergnte ao seu médico que outros medicamentos para as dores são seguros de tomar.

NÃO deve guiar enquanto tiver a tomar estes medicamentos, pois estes causam muita sonolência, colocando a condução em risco.
Quando deve contactar o seu médico Contacte o seu médico ou enfermeiro se:

• O sangue estiver a ensopar o curativo e a hemorragia não pára quando você exerce pressão sobre a área
• A dor não passa mesmo tomando os medicamentos
• Tiver um inchaço ou sentir dores nos músculos da perna
• O seu pé ou dedos do pé estão mais escuros que o habitual e dormentes ao toque
• Tiver vermelhões, inchaços ou dores na zona das incisões
• A sua temperatura subir acima dos 38.5 graus

Nomes Alternativos
Reparação do ligamento cruzado anterior – alta; reparação LCA – alta.

Tags:

23 Comments

  • Saulo Negrão de Santana diz:

    Estou prestes a fazer uma cirurgia de LCA. O meu médico me disse que é algo muito simples, mas pelo que li na matéria do site, parece que é algo mais complicado do que parece. Gostaria de uma definição.

    Obrigado,

    Saulo Negrão

  • pedro brito diz:

    Muito bom, ja fiz 1 cirurgia em cada joelho e realmente é tudo isso ai que lemos.
    A cirurgia e a recuperação não é complicado, somos nois pacientes que não temos força de vontade, se não tiver paciencia e coragem para enfretar a fisioterapia, bom…. não va dizer que a culpa é do médico, se tiver tudo isso, verá que voçê vai ficar muito bom…..

    abraços !!!!!!!!!

  • Ronaldo Simões diz:

    Tem 4 dias que operei o LCA, do joelho direito, estou andando com muletas e podendo apoiar o pé da perna direita no chão
    Estou flexionando o joelho, estou muito confiante

  • jailson batista diz:

    estou a 30 dia de uma cirurgia de ligamento e menisco, a parte mais doloroza, é quando começa a fisioterapia, pois todos os seus musculos estao altofriados e nessecita de bastante exercicios.

  • édio júnior diz:

    Fiz lca e é tranquilo. Fiquei na perícia por 6 meses mas hoje estou bem. Valeu a pena.

  • Cláudio diz:

    Foi operado acerca de 6 dias! Estou em casa! Mas tenho muitas dores e tenho de por muito gelo! Nao consigo estr sem gelo mais de uma hora! E tenho o pé por vezes muito dormente! Nao sei se sera normal!

  • itla Araujo diz:

    Rompi meu LCA em setembro de 2012, no inicio fiquei com muito medo, procurei outro médico e ele disse que não seria necessário cirurgia, me apoiei na decisão que me protegia, rsrsrsr mas acabei percebendo que não ia conseguir fazer as coisas normais do cotidiano: voltar a correr, subir escadas, malhar…. Farei minha cirurgia sexta 26/04, estou com medo… mas DEUS está no controle…espero anciosa pela minha recuperação!!!!

  • daniel diz:

    fiz a cirurgia de lca dia 12/04/13 estou me recuperando muito bem . foi dificil foi so nos primeiros dias ,senti muitas dores mais depois passou, se deus quiser vai ficar muito bom.estou fazendo fisiot e ate uma corrida bem leve.

  • Wander diz:

    Hoje faz 14 dias que fiz minha cirurgia. Não senti dor em nenhum momento, apenas certos incômodos nos primeiros dias quando andava com as muletas. É uma cirurgia bem tranquila, recuperação também. Hoje sinto meu joelho muito bom, vou poder andar a partir de amanhã. A única coisas que me preocupa é o inchaço que até hj persiste no meu joelho, já foram feitas 2 retiradas de liquido mas continua inchado. É normal? no mais é um cirurgia bem tranquila.

    • Fernando diz:

      Wander, boa noite blz? Fiz também a cirúrgia de LCA e hoje tem 10 dias, e estou incomodado com esse inchaço é normal cara, visto que hj creio que vc já deve ter voltado para as quadras, e está jogando bola novamente. abraços

  • Ricardo Elias diz:

    Fiz a cirurgia dia 15 de maio hoje dia 28 estou andando com muletas porém recuperei bastante a força da perna com exercícios ,estou bem confiante , porém demorei muito segundo o médico a dobrar a perna , hoje ela só dobra em 90º, porém sigo forte na fisioterapia pois sei que a força de vontade conta muito ………..

  • FABIO diz:

    Pessoal,

    fiz a cirurgia há pouco mais de 06 meses, já voltei a jogar futebol, obvio que longe de estar 100%, tenho medo de chutar e marcar, mas pra tocar, correr e cercar tá bacana. estou muito feliz, foi super tranquilo por sinal, fiz 18 sessões de fisioteraia, uma atras da outra, e 50 dias depois da cirurgia comecei a academia, inclusive continuo na academia. as vezes doi por causa do esforço, mas vale mutio a pena, para aqueles que forem fazer, paciência – seis meses parecem que não chegam nunca.

  • Elisson diz:

    Fiz a cirurgia a 13 dias e o mmédico me me pediu ppara ficar de repouso por 10, pois a meu joelho estava bem estourado. So que as dores tinham passsdo ate começar a fisioterapia. Isso é normal. Essa dor é contante e nao passa.

  • Aleksander diz:

    fiz minha cirurgia de lca tem 11 dias ,o medico mandou por o pé no chão e apos a 1° semana mandou fazer exercicios com o joelho,na retirada da faixa percebi alguns hematomas escuros,hoje eles clarearam porem expandiram e percebi que meu pé esta acumulando esse sangue proximo ao calcanhar ,depois de amanha passo no medico ,mas como não sei o que fazer ,vou ficar com o pé pra cima por enquanto

  • IGOR diz:

    OLÁ FIZ UMA CIRURGIA FAZ 03 DIAS, ESTOU COM MUITA DOR, NÃO SEI SE POSSO TIRAR A FAIXA, ISSO ESTÁ DEIXANDO MEU PÉ DE LADO, ME INCOMODA.

  • Rodrigo T. C. N. diz:

    FAZ UMA SEMANA QUE FIZ A CIRURGIA LCA + MENISCO COM UM ÓTIMO MÉDICO Dr. STEMBERG VASCONCELOS AQUI EM RECIFE. OS PRIMEIROS DIAS TIVE ALGUNS DESCONFORTOS E MUITA DOR NA PARTE DA FRENTE DA CANELA ONDE FOI COLOCADO O PARAFUSO, APÓS UNS QUATRO DIAS COMECEI A NOTAR ALGUMA MELHORA NÃO CONSEGUIA FICAR DE PÉ COM AS MULETAS MAS HOJE APÓS UMA SEMANA FICO DE PÉ COM MULETAS E SEM COLOCAR PESO NO JOELHO OPERADO. HOJE TENHO UM POUCO DE INCHAÇO NO JOELHO TENHO PROCURADO MEXER SEMPRE E DOR QUASE NADA. OS PRIMEIROS DIAS SÃO OS MAIS DIFÍCEIS FORÇA E FÉ.

  • edcarlos diz:

    Hoje e o terceiro dia da minha cirurgia de lca mais minisco doi bastante depois da cirurgia pois vc nao acha posicao para ficar mais ja estou me deslocando ate o banheiro bem sem as muletas outra coisa gelo sempre pois alivia e muito as dores fiquem com Deus. E boa Sorte.

    • CLEVERSON diz:

      FIZ A CIRURGIA DE LCA FAS 8 DIAS E ESTA TENSO VIU MAS VOU DRIBLA ISSO.O PROBLEMA QUE VOLTO A TRABALHA EM JANEIRO E Ñ VAI DA PARA TERMINA A FISOTERAPIA

  • Mario Luis diz:

    Fiz a Cirurgia em 23/08/2013, não imaginava que eu iria sentir tantas dores,
    principalmente na fisio. onde o fisioterapeuta força para dobrar o joelho. Fui liberado para fazer academia e não vejo a hora de voltar a correr e jogar bola. Tem hora que acho que minha recuperação esta demorando muito.

  • SÉRGIO - OLÍMPIA-SP diz:

    Daqui há 4 dias serem submetido a cirurgia de LCA. Quero saber se poderei usar o sanitário sozinho (nº 1 e 2). Passarei pelo caminho dos amigos acima. Boa sorte a todos e pra mim tbem.

  • SÉRGIO - OLIMPIA-SP diz:

    Hoje, dia 30 de janeiro, de 2014, 21 dias da cirurgia, estou muito bem. Comecei a fisioterapia. Detalhe: não sofri com dor, manchas na perna ou outra coisa qualquer. Movimento meu joelha para mais de 90º. Estou feliz e agradeço a DEUS que me ajudou. Boa sorte aos amigos acima!

  • Raquel diz:

    Ontem fez 8 meses que fiz a cirurgia do LCA. Fiz fisioterapia e agora estou fazendo musculação para ganho de massa muscular, porem gostaria de saber se no local onde foi feito o enxerto do novo ligamento se é possivel ganhar massa, pois ainda sinto um falseio as vezes, quanto ao movimento do joelho esta normal idêntico ao outro.
    PS: Foi retirado dois tendões da coxa para enxerto.

  • daniele diz:

    Boa tarde, hj faz 6 dias que fiz reconstrução do LCA, não tenho hematomas, mas sinto dor qnd fico em pé para ir ao banheiro, meu medico pediu para por o pé no chão apos 20 dias, não vejo a hora de poder andar novamente, volto a trabalhar no meio de maio e até la espero estar bem. Sorte a todos

Deixar uma resposta